Ideias principais do livro "10 Mandamentos para Fracassar nos Negócios"
Quem possui muita cautela, pouco realiza;
Insatisfeitos tendem a “ganhar” o mundo;
Risco é não se arriscar;
Tenha uma boa rede de contatos;
O sucesso nada tem a ver com rapidez, porém, o fracasso sim;
Jogue no meio do campo;
Elimine tarefas e processos que não agregam valor e consomem tempo;
Um otimista em um mar de pessimistas pode fazer toda a diferença.
1° Mandamento: Pare de correr riscos
Segundo o autor Donald R. Keough, toda pessoa cautelosa em excesso realiza pouco. O ideal é arriscar com prudência os ativos da empresa para que ela tenha sustentabilidade no futuro.
Dessa forma, temos que é preciso sair da zona de conforto e estar disposto às alterações, além de enxergar insatisfações e questionamentos em busca de se adaptar às mudanças do mercado, cliente, economia e tecnologia.
2° Mandamento: Segundo Seja inflexível
As pessoas inflexíveis são tão seguras de si mesmas a ponto de acreditar que já possuem a fórmula do sucesso. Dessa maneira, elas não dão ouvidos a mais nada, não conseguem enxergar as coisas por outro ângulo e não têm ações diferentes.
Donald vê uma importância enorme em querer mudar a estratégia ou processo quando não está mais observando resultados.
E, para a sobrevivência de um negócio, o livro, "10 Mandamentos para Fracassar nos Negócios", explica que é fundamental se adaptar rapidamente às mudanças, cujo alcance se dá de forma flexível, com processo contínuo e pensativo.
3° Mandamento: Isole-se
De acordo com o livro, se você se mantém confiante, mas, ao mesmo tempo, costuma se isolar e não gosta de se comunicar, provavelmente isso reflete no desconhecimento do seu próprio negócio e da sua vida.
Os grandes líderes entendem tudo sobre o mercado, seus concorrentes, seus clientes, e possuem uma habilidade incrível de conhecer e se relacionar com seus funcionários em todos os níveis, pois eles vão em busca da verdade e fazem questionamentos do que fazem ou até mesmo do que não sabem.
Dessa forma, crie a sua bolha executiva de bons relacionamentos. Atualmente, a rede de contatos ou networking é uma das ferramentas mais valiosas que nos permitem excelentes resultados.
4° Mandamento: Acredite que é infalível
Para fracassar, basta você ignorar os problemas e colocar a culpa em forças externas. E, se quiser piorar isso, basta negar a possibilidade de nem sempre ser perfeito em seu julgamento e acreditar fortemente que as pessoas sabem de tudo.
Para o autor Donald R. Keough, um líder de sucesso é aquele que busca identificar e propor soluções para os erros, sendo essa a melhor maneira de seguir em frente, reconhecendo a realidade e ganhando as oportunidades.
5° Mandamento: Jogue próximo à linha do pênalti
Todos os negócios se resumem em questões de confiança, todos os envolvidos na cadeia de suprimentos confiam em todo mundo.
Se você jogar próximo à linha do pênalti, não irá inspirar confiança por parte de seus clientes e/ou funcionários e, então, você falhará. Preocupe-se em fazer as coisas certas.
6° Mandamento: Não pare para pensar
Muitos insucessos empresariais poderiam ter sido evitados se as pessoas tivessem pensado nas consequências de suas decisões.
Devemos agir com razão, mas somente em alguns casos. Na empolgação de um empreendimento em particular, quando o jogo está acontecendo, somos totalmente reféns da emoção.
O grande ensinamento que o autor Keough transmite em seu livro, "10 Mandamentos para Fracassar nos Negócios", é:
“Se você quer fracassar, não perca tempo pensando. Se você quiser ter sucesso, reserve bastante tempo para pensar. O pensamento é o melhor investimento que você fará em sua empresa, em sua carreira, em sua vida.”
7° Mandamento: Confie cegamente nos especialistas e nos consultores externos
Segundo o autor, muita das vezes os especialistas e consultores podem parecer geniais, mas, constantemente, é o inverso da sabedoria. O mercado está cheio de vigaristas lisonjeados querendo vender produtos.
Tenha desconfiança em relação às empresas que confiam na análise do setor para apoiar aquisições e grandes mudanças na corporação.
8° Mandamento: Ame a burocracia
As regras e rotinas são essenciais para o andamento da organização, porém, em alguns casos, elas se tornam mais importantes do que os fins para o qual foram projetadas.
São reuniões para planejar outras reuniões, pilhas de e-mails sendo acumuladas e o fracasso sendo garantido, afinal são inseridas muitas atividades no processo que não agregam valor e demandam tempo.
Segundo o autor Donald R. Keough, quanto mais enxuta a sua equipe, melhor. Além disso, cada mudança no seu negócio tem que responder à pergunta:
“Isso ajuda a criar e servir os clientes?”
Por isso, devemos ter foco nos fatores que importam.
9° Mandamento: Tenha medo do futuro
Ser cauteloso não é um crime, mas agir frequentemente com cautela pode precipitar o fracasso. Além disso, se você se concentrar nos fracassos (de forma rotineira), suas atitudes serão alteradas e você se tornará paralisante.
Portanto, caso queira ter sucesso, aborde o futuro com muita paixão e otimismo racional, isso fará toda diferença.
10° Mandamento: Perca a paixão pelo trabalho e pela vida
Donald diz não ter conhecido uma pessoa bem-sucedida que não revelasse amor pelo que realizava. Ou que relatasse constantemente querer descobrir todos os dias o que o seu cliente espera do seu negócio.
Assim, a dica do livro, "10 Mandamentos para Fracassar nos Negócios", é que você descubra o que gosta de fazer e depois a maneira como vai fazê-lo. Mas é necessário que você concentre seu coração e sua mente nos seus clientes, sonhos, funcionários e marcas.
Profª Ellen Cristina
Comentarios