Com tantos problemas que enfrentamos em nosso trabalho e vida, parece que nunca há tempo suficiente para resolver cada um sem lidar com algumas adversidades ao longo do caminho.
Os problemas continuam aumentando tão rapidamente que nos pegamos atalhos para aliviar temporariamente os pontos de tensão - para que possamos avançar para o próximo problema.
No processo, não conseguimos resolver o núcleo de cada problema que enfrentamos; assim, somos continuamente apanhados na armadilha de um ciclo interminável que dificulta encontrar soluções reais. Soa familiar?
Conforme relatório anual do Fórum Econômico Mundial, "Resolver problemas" é considerado uma das mais importantes habilidades necessárias para o profissional deste século.
A solução de problemas é a essência do que os líderes existem para fazer. Como líderes, o objetivo é minimizar a ocorrência de problemas - o que significa que devemos ser corajosos o suficiente para enfrentá-los de frente antes que as circunstâncias forcem nossa mão.
Devemos ser resilientes em nossa busca de criar e sustentar a dinâmica da organização e das pessoas a quem servimos.
Não é um processo fácil... mas possível.
Acompanhe as dicas apresentadas pela Forbes:
Seja claro(a) na comunicação
Abra sua mente para o novo
Trabalhe em cooperação interfuncional
Trabalhe com estratégia
Qual o seu maior desafio quanto a "Resolver problemas"?
Comments